Academia Viva é um projeto de ocupação aprovado na Lei Paulo Gustavo, em edital da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí.

O projeto prevê a realização da Ocupação Academia Viva, como uma celebração aos 40 anos da instituição, que consiste em sair da sede da Academia e ocupar espaços como o Museu do Mar, no Porto das Barcas, escolas públicas e o mundo virtual para realizar ações como oficinas, rodas de conversa literária, concurso literário, premiação a escritores locais, impressão de livros de escritores locais e ações inclusivas. "Academia Viva" é o lema da atual gestão da APAL, que tem como fundamento a necessidade de inserir a instituição cada vez mais na vida da sociedade parnaibana, proporcionando a integração entre escritores da região. Este projeto foi pensado para fomentar a leitura junto a públicos específicos, como estudantes jovens da educação básica e superior e proporcionar, a deficientes visuais, o acesso a obras parnaibanas. 

O projeto está orientado para promover ações nos eixos: formação, criação, promoção, reconhecimento e acessibilidade. Formação: por meio de oficinas e rodas de conversa Criação: por meio de concurso literário Promoção: por meio da publicação de livros e periódicos Reconhecimento: por meio de premiação a escritores Acessibilidade: por meio da produção de audiolivros A literatura precisa ser compreendida como uma necessidade no nosso cotidiano. A expressividade artística que ela proporciona nos permite demonstrar nossos desejos e ideologias, ainda que recriando uma realidade social capaz de moldar comportamentos. Ela proporciona entretenimento, conhecimento de mundo, imaginação, além de despertar a sensibilidade e a reflexão sobre a realidade. 

Como instituição criada para se dedicar ao estudo, à preservação e à difusão da cultura da língua portuguesa, ao desenvolvimento literário, científico, filosófico e artístico de Parnaíba, à formação de acervos bibliográficos, a Academia Parnaibana de Letras vem buscando, ao longo dos seus 40 anos de atuação (fundada em 28 de julho de 1983), garantir meios de promover o hábito da leitura e a valorização do livro e o acesso a ele, por entender que a leitura é um importante instrumento de formação cidadã, além de direito assegurado a todos. 

Desse cenário, surgiu a ideia da Academia Viva, que visa quebrar as barreiras entre as paredes da academia e as ruas da cidade. Busca estender as asas do conhecimento, levar a literatura, a arte e o pensamento crítico a novos públicos. Queremos celebrar não apenas o passado glorioso da academia, mas também olhar para o futuro, capacitando as gerações vindouras com as ferramentas do aprendizado e da apreciação artística. Levar a Academia ao encontro da sociedade parnaibana é uma excelente maneira de celebrar os 40 anos dessa instituição literária que resiste ao tempo e continua a nutrir mentes e almas com a luz do conhecimento. A Academia Viva nasce como um tributo à dedicação incansável da instituição literária, como um reflexo do compromisso contínuo com a cultura e a educação.

Academia Viva: A APAL faz 40 anos e vamos celebrar não apenas o passado glorioso da academia, mas também olhar para o futuro. Vamos quebrar as barreiras entre as paredes da academia e as ruas da cidade e levar a Academia ao encontro da sociedade parnaibana é uma excelente maneira de celebrar os 40 anos dessa instituição literária que resiste ao tempo e continua a nutrir mentes e almas com a luz do conhecimento. A Academia Viva nasce como um tributo à dedicação incansável da instituição literária, como um reflexo do compromisso contínuo com a cultura e a educação.